Cenário sobre compra e venda de empresas

Atual cenário sobre compra e venda de empresas

Conteúdo do vídeo:

Nesse vídeo eu vou falar sobre o atual cenário sobre o mercado de Compra e Venda de Empresas.

Crise política

Estamos vivenciando uma forte crise política, onde a cada dia temos notícias de escândalos e corrupção, onde o governo apresentou um orçamento negativo, e para tentar equilibrar as contas não cortou despesas, e sim propôs diversos aumentos de tributos, entre eles um que compromete as negociações com a venda de empresas: o ganho de capital, que é representado pela diferença entre o valor da aquisição e o valor da transferência do bem.

Crise econômica

Além da crise politica temos uma crise econômica, como o encolhimento do PIB, desvalorização do real, crédito restrito, juros altos, inflação, desemprego e fechamento de empresas, pela queda do consumo e recessão..

Mediante a tantas dificuldades, muitos empresários nos procuraram nos últimos meses com o propósito de vender suas empresas, alguns por motivos de concorrência com importados, rentabilidade baixa e risco alto, fluxo de caixa invertido, a maioria pretendendo deixar o país.

Vender empresa

Vender uma empresa não é um processo rápido, pois não é vender um carro ou um apartamento, é vender um projeto de vida, que foi construído com ideais, equipe, patrimônio e clientes. Apesar dos potenciais compradores ficarem mais cautelosos para realizar aquisições ou aporte de capital, temos encontrado, na maioria interessados estrangeiros.

São negociadores profissionais que fazem “due diligence” na empresa vendedora, que é uma auditoria que analisa litígios e riscos passados, atuais e possíveis no futuro.

Dificuldades em vender uma empresa

O que observamos é que os empresários não estão acostumados a este tipo de negociação e muitas vezes não obtém sucesso na transação.

Faltam ferramentas como o modelo do negócio, tamanho do mercado, mapeamento da concorrência, futuro do negócio, DRE, contabilidade fiscal para evitar pagar um alto valor sem a real necessidade, auditar a contabilidade, assim como o BNDES exige para conceder empréstimos.

Embora recomendamos vender a empresa por decisão de ordem pessoal e não pelas crises atuais, muitos empresários alegam não ter capital de giro e disposição para alavancar a operação.
Observando sob o ponto de vista do comprador, este aproveita o risco país e a fragilidade do vendedor e faz a proposta por um preço menor do que o real valor da empresa.

Cuidados ao negociar a sua empresa

Aliás, essa é uma das etapas em que grande parte dos empresários encontram dificuldade, o de identificar um valor justo na hora de avaliar a sua empresa.

Um outro fator muito importante é o sigilo de informações, inclusive o da intenção de venda da empresa. Clientes, funcionários, fornecedores e todos os envolvidos no negócio podem provocar uma crise interna ou mesmo afetar o relacionamento com fornecedores e parceiros ao espalhar informações imprecisas.

Como você pode perceber cada fase do processo requer cuidados que vão impactar diretamente no sucesso da negociação.

Nesse processo de venda ou aquisição é importante que as duas pontas estejam preparados para todas as etapas da negociação e com as informações certas para minimizar possíveis prejuízos.

O que faz o comprador de empresas

O comprador faz o que chamamos de uma alavancagem operacional, corrigindo os problemas de administração e simplificando o arranque com licenças, infraestrutura, ativo permanente, sinergias com outras empresas do grupo e a alavancagem financeira, renegociando passivos com bancos, fornecedores e tributos, se beneficiando com as diferenças conseguidas.

Depois de solver os problemas, em outra época, onde a crise politica e econômica melhoraram, podem vender a empresa por um valor muito superior ao comprado.

Conclusão: quem vende pode prever um futuro conturbado e quem compra pode ter uma visão otimista do mesmo cenário.

Nós da Think Consultoria auxiliamos investidores e empresários a avaliar, comprar ou vender empresas prestando todo o suporte necessário para uma boa negociação.

Atual cenário de compra e venda de empresas

Atual cenário de compra e venda de empresas

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!