avaliacao para empresas

Avaliação de empresas: Conheça os métodos e suas vantagens – pt.6

As causas de avaliação são muitas; comprar, vender, saída de sócios, separação conjugal,… Os principais métodos de avaliação são: Bolsa de Valores, Valuation, Macro Sistêmico, Reconstituição, Transações Comparativas, Balanço de Determinação, … Em uma pirâmide de valores todos esses elementos levantados deverão ser ponderados. O documento final gerado é um Laudo de Avaliação.

A Think Consultoria oferece serviços de avaliação de empresas e auxilia empresários no processo de compra e venda de empresas. Artigo com informações complementares sobre as metodologias existentes para avaliar uma empresa.

Vídeos anteriores:
– Motivos que levam empresários a venda da empresa
As principais crises que motivam a venda da empresa
O que leva empresários a vender uma empresa?
Erros cometidos quando o proprietário põe a empresa a venda
A importância de uma consultoria para venda de empresas
Avaliação de empresas: Conheça os métodos e suas vantagens
Compra de Empresa
Dúvidas e Respostas sobre Venda de Empresa

Por que fazer a avaliação de uma empresa?

Sócio que quer entrar ou quer sair, ser vendida ou ser comprada, vender uma unidade, uma parte do negócio, dissolução de sociedade, separação conjugal, encerramento, fusões com outras empresas, uma sociedade específica, verificação periódica do negócio. Saber o que esta sendo avaliado, se é um fundo de comércio, se é um imóvel, se é certificação, se é um equipamento, se é o estoque…

Tem outras razões também, as vezes entre os sócios, um quer tirar um valor maior do que a empresa pode pagar. No final do ano por exemplo, uma S/A tem a distribuição dos lucros e tem sócio que quer retirar mais do que 10 mil reais e não é bem assim. A empresa tem que ser avaliada, que ela não tem capacidade de pagar mais do que aquilo. E geralmente é colocado na ordem do dia esse assunto, é feito uma ata de reunião, e pode ser discutida em juízo. Tem que tomar cuidado porque tem sócio que quer retirar mais do que deve e a empresa não suporta. Tem que ver o que a empresa comporta, então é feito uma avaliação.

Uma empresa é avaliada numa Bolsa de Valores, geralmente no Banco do Brasil, a Petrobras, que são empresas grandes, é la no pregão diário. E por múltiplos, matemáticos e basicamente o que a empresa investiu em notas fiscais, que é uma maneira de avaliar. Reconstituição é eu fosse formar a empresa novamente, ver os equipamentos que possui e os similares que o mercado, porque com a depreciação, pra ter uma idéia de Ativos.

Por que avaliar uma empresa?

Por que avaliar uma empresa?

Valuation

Avaliar uma empresa pelo método valuation, geralmente é olhar a empresa a 5 anos atrás e 5 anos pra frente, o valor presente, a taxa selic, gráficos. É bem complexo o valuation.

Balanço de determinação

Avaliar uma empresa pelo balanço de determinação, geralmente por briga de sócios, dissolução da sociedade, encerramento das atividades e as transações comparativas, que são comparações, mas basicamente uma empresa se avalia pelo Ambiente Interno e Ambiente Externo. Os Riscos, o modelo dos Os Três Circulos que se chama Propriedade, Sócios e Administração. Três círculos !

Analisar os incentivos fiscais, as certificações, como por exemplo a ANVISA, o CREA.
E eu tenho um cliente que só compra a empresa porque ela tem a ANVISA. Eu já tive três casos assim. Ele quer por causa da ANVISA, porque para ter a ANVISA demora uns dois anos ou mais. E ele não tem esse tempo, então ele compra a empresa, põem o produto dele naquela empresa e não quer nem saber qual é o produto daquela empresa. Ele confia no produto dele, mas ele quer a ANVISA.

Alem de que é a ISO 9000, meio ambiente. Tem empresa que já conseguiu. O valor da empresa está na certificação.

O ponto de atuação

Eu tenho uma empresa no ABC. Que haviam duas empresas, uma na Avenida Índico com metro próximo, com grande circulação e a outra la no Bairro Assunção, perto da FEI. Lá não ia ninguém e aqui um luxo enorme de pessoas, então uma comprou a outra e colocou todo o seu dinheiro nessa outra por causa do ponto. Então o Ponto é um diferencial muito grande. É claro que isso tem que ser muito estudado, porque o ponto é muito importante.

Assunto da palestra: erros na hora de avaliar um negócio

Assunto da palestra: erros na hora de avaliar um negócio

Informação na hora de avaliar uma empresa

Uma informação, quanto vale? Vale muito!
Tem um conjunto que se chamava Polegar e um dos cantores que na época ele foi para o interior e comprou um restaurante, com a ajuda do Gugu. O Gugu Liberato injetou dinheiro, compraram um restaurante próximo de uma faculdade. Eles trocaram pisos, paredes e tantas coisas. E eles esperavam o retorno em três ou quatro anos, só que eles não tinham uma informação. A faculdade próximo do restaurante estava de mudança. Resumindo, todo aquele dinheiro investido foi perdido. Eles não tinham a informação. Então em uma avaliação, tem que tomar cuidado com a informação.

Capital intelectual

O capital intelectual é aquilo que algum gerente sabe ou proprietário sabe e que se ele sair, fica difícil alguém continuar.

Ciclo operacional

Ciclo Operacional, como que é o Contas a Pagar e o Contas a Receber. O certo de uma empresa é primeiro receber e depois pagar. Só que nem todas conseguem isso. Geralmente ele paga antes e recebe depois. E ai há uma inversão.

Ativo permanente

O que é um Ativo Permanente? Ele é muito importante em uma avaliação.
São as máquinas, os equipamentos e a instalação. Máquina é aquilo que esta envolvido no processo. Como uma maquina que produz algum item.
O Equipamento é aquilo que esta para auxiliar a máquina. E a Instalação é o layout, o prédio, água, luz, gás, energia e entre outros.

Isso não são palavras minhas. São palavras segundo o CREA e outros órgãos que falam sobre isso.

Estoque

Tem proprietário que diz que o valor da empresa é uma quantia por conta do estoque da empresa. E nós constatamos realmente que o estoque grande.

Eu tinha uma distribuidora de perfume no interior de campinas e eu levei uma pessoa que entendia e ele me falava que o estoque estava todo vencido e que não valia nada. Se for vender a empresa, metade não vale nada. Então o estoque tem que ser observado. As vezes tem um estoque cheio com grande volume, mas não tem valor.

Métodos para avaliação de uma empresa

Métodos para avaliação de uma empresa

A Iluminação

Eu assisti uma palestra com o presidente do Makro. Ele é estrangeiro e ele disse assim. Que se ele pega um Makro, ele manda trocar todas as lâmpadas e que quanto mais iluminado, aumenta em 20% o numero de vendas. Portanto a iluminação é algo muito importante no processo de avaliação de uma empresa.

Os canais de distribuição

É aquele, entra, processa e sai. Os canais de distribuição também é um fator muito importante no processo de avaliação de empresas.

Análise SWOT

Pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças. Tem que ser feito também.

Em uma pirâmide de valor, um perito avaliador tem que levar em consideração e outras coisas que não estão ai, mas em primeiro lugar. Especialistas afirmam o seguinte:

“Em primeiro lugar vem o Lucro Líquido. Em segundo o Ativo Permanente.”

São esses dois. Depois o GoodWill, que é a Marca, Clientes e outras coisas que não tem valor tangível.

Claro que tem exceções, por exemplo. Quanto vale a marca Google?
Ai o GoodWill fica em primeiro lugar. Quanto vale a Coca Cola, Banco Itaú e entre outros?
A marca vale mais do que tudo, mas da para contar nos dedos essas empresas.

Não somos nós que vamos dizer que a nossa empresa é que tem a marca em primeiro lugar. No nosso caso, em primeiro lugar vem o Lucro Líquido e em segundo o Ativo Permanente. Sendo que o primeiro é o lucro líquido, porque os avaliadores dizem o seguinte. Que as empresas só conseguiram o lucro porque tinham o ativo permanente, as maquinas, etc. Ou seja, sem isso, não da para ter tanto lucro liquido. Por isso o lucro liquido vai em primeiro lugar.

E o resultado disso tudo, é um Laudo de Avaliação, que a empresa avaliadora assina.

Avaliação de empresas

Avaliação de empresas

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!