avaliar-empresas-metodos-de-avaliacao-patrimonial

Avaliação de Empresas: Metodologias de como avaliar um negócio


Todos nós sabemos que toda empresa em algum momento da sua história passa por algum tipo de crise. Pode ser por falta de capital de giro, doença, aposentadoria dos sócios, centralização, disputas judiciais, sócio que deseja entrar ou sair, entre outros motivos.

Sendo assim o proprietário da empresa deve considerar duas alternativas: ou soluciona a crise ou vende a empresa.

Quem tem empresa sabe o quando investiu para conquistar seus clientes, parceiros e uma equipe de trabalho. Geralmente o empresário depositou seus sonhos no negócio e talvez tenha dedicado grande parte da sua vida em função da empresa.

Para o empresário projetar o seu futuro é imprescindível conhecer o valor atual e real da empresa. A venda do negócio ou a entrada de um sócio requer um preparo psicológico. Eu aconselho que ele veja a empresa como um negócio, e não como parte de sua vida. Falo isso porque a intuição e o sentimentalismo podem levar a diversos erros durante as negociações, ocasionando problemas.

Metodologias para avaliar uma empresa

Existem diversas metodologias para avaliar uma empresa; entre elas:
Matemático/Contábil, Fluxo de Caixa Descontado, Balanço de Determinação, Transações Comparativas, Reconstituição, entre outros.

Apesar dos métodos usados para a avaliação serem quantitativos, a avaliação envolve elementos subjetivos, como por exemplo, o valor da marca da empresa ou identificar o comportamento futuro do mercado, que dificulta bastante o trabalho dos avaliadores.

como avaliar uma empresa

Diagnóstico para avaliação

Diagnóstico para Avaliação de Empresas

Mesmo com metodologias diferentes, faz-se necessário um Diagnóstico, que é um estudo abrangente que apresenta uma visão global do negócio. Esse documento ajuda bastante no processo da venda da empresa porque agrega segurança para os envolvidos na negociação.

No diagnóstico existem algumas ferramentas de administração para análise que devem ser feitas, considerando seus ambientes internos e externos, entre elas:

O estudo do capital de giro, o ciclo operacional, o ciclo financeiro, estoques úteis, eliminando os obsoletos.

O ativo permanente e a estrutura da empresa: máquinas, equipamentos, instalações ferramentais, logístico e outros investimentos.

A análise das barreiras que é o estudo da rentabilidade e o risco. Risco é uma chance de perigo, de perda ou de danos. Podem ser um risco estratégico, operacional, de reputação, fiscal, pode ser um risco de certificação ou mesmo um risco regulatório legal.
O modelo dos três círculos, ou seja, os sócios, a propriedade e a forma de administrar.

Avaliação de empresas

Quem deve avaliar uma empresa?

Quem deve avaliar a empresa?

Todos esses elementos devem ser levantados e ponderados, portanto, não basta analisar a empresa simplesmente pelo fluxo de caixa ou o valor do faturamento x 6, como alguns profissionais de outras áreas de atuação, não habilitados estão habituados a fazer.

É preciso encontrar a causa raiz dos problemas, e fazer o que o atual proprietário não está fazendo e calcular o retorno e a remuneração sobre o capital.

Critérios de quem vai comprar a empresa

Critérios de quem vai comprar a empresa

Critérios de quem vai comprar a Empresa

O empresário que pretende comprar a sua empresa vai encarar o negócio com muita objetividade, fazendo uma avaliação bastante criteriosa de acordo com os objetivos dele. Vale lembrar que há muitos tipos de compradores de empresas, em geral eles são investidores que tem facilidade de negociar e usam essa habilidade para conseguir um preço menor do que o real valor da empresa.

Avaliar uma empresa é basicamente desenvolver um processo de formar opinião que requer, do avaliador, conhecimento, experiência e bom senso. É necessário levar em consideração o passado recente, o presente e o futuro do negócio.

O documento final da avaliação é um Laudo com informações que certificam para o comprador e para o proprietário da empresa que estão negociando a empresa por um valor justo.

Se você deseja Vender a sua empresa, iniciar ou terminar uma sociedade, analisar retorno do investimento ou analisar o crescimento da empresa é muito importante que você tenha um laudo de avaliação que te dê segurança em todos os processos da negociação.

Avaliar o seu negócio?

Na Think Consultoria nós trabalhamos com a avaliação de empresas e auxiliamos empresários em todas as etapas relacionados à compra e venda de empresas. Para mais informações é só clicar nesse link.

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!