compro empresa em funcionamento ou crio uma nova

Devo comprar uma empresa em funcionamento ou começar do zero?

Em nossas atividades na intermediação de negócios, nos deparamos com clientes com esta dúvida.

Iniciar um negócio do zero não uma da tarefa simples, certo?

Dependendo do ramo de atividade dessa empresa, os trâmites burocráticos são grandes e muitas vezes custa tempo até ativar o negócio.

Se você está pensando na possibilidade, e está se questionando: Devo comprar uma empresa em funcionamento ou abrir uma empresa nova? Em qual delas vou obter mais lucratividade?

São muitos os fatores para serem avaliados nessa relação entre comprar uma empresa em atividade ou criar uma empresa do zero.

Com base na nossa experiência com compra e venda de empresas, nós da Think Consultoria listamos algumas características distintas entre as duas situações. Embora pareçam similares, as diferenças são grandes.

Veja a relação abaixo:

adquirir um negocio em atividade ou um negocio novo

Empresa em funcionamento

O passado é um ativo muito valioso no mundo dos negócios.
A relação de clientes, parceiros, os funcionários, o crédito dessa empresa e a marca são apenas alguns dos muitos fatores que estão envolvidos na negociação.

Por já ter conduzido diversas negociações eu sempre digo que:

“o envolvimento contamina a percepção”

Ou seja, a forma que o proprietário da empresa vê o negócio pode ser de um futuro conturbado limitando o foco de suas ações para atingir um patamar positivo.

Se por um lado o proprietário da empresa tem a percepção de um negócio não tão lucrativo, quem deseja comprar o negócio pode ter uma visão otimista do mesmo cenário adicionando seus conhecimentos, contatos e sinergias.

Empresa que começa do zero

Frente às grandes mudanças no mercado, geralmente a empresa surge por conta de uma oportunidade identificada por um empreendedor. Um profissional antenado pode ter identificado uma tendência ou a descoberta da solução para um problema e agora tem a liberdade de implementar o seu próprio fluxo de trabalho.

Para investidores é a chance de diversificar as aplicações e arriscar uma valorização robusta.

comprar empresa em atividade ou uma empresa nova

Infraestrutura da empresa em funcionamento

Ao adquirir uma empresa em andamento o empresário tem a vantagem de obter um negócio em andamento, com um “caminho” já trilhado anteriormente.

Me refiro a já possuir documentos legais, licenças para funcionar, marcas, patentes, normas certificadoras (ISSO, ANVISA, SASSMAQ), estabelecimento, capital intelectual (organograma hierárquico funcional, treinamentos).

Adquirir uma empresa em determinados segmentos é extremamente vantajoso, pois, muitas vezes, por questões burocráticas uma licença de trabalho pode levar meses ou até mesmo anos para adquirir permissão para atuar.

Infraestrutura da empresa nova

Em uma empresa que recém iniciou as suas atividades o cenário é bem diferente do descrito acima. Ela necessita de profissionais habilitados para representa-lo nas entidades legais.

Uma estratégia eficiente para a atuação é a de zoneamento. Isso envolve localizar um ponto, verificar a área (comercial, industrial), estudar contratos, arrendamentos e outras atividades que podem variar de acordo com a atuação da empresa.

infraestrutura compro uma empresa-em-atividade ou crio uma nova

Histórico e modelo de negócio da empresa

Inevitavelmente ao adquirir uma empresa você vai herdar uma história no qual será responsável por dar continuidade.

Essa história inclui a condução de diversos fatores, como: os produtos que essa empresa produz, o mercado em que atua, os canais de distribuição que utiliza (fornecedores, clientes, parcerias, concorrentes) e diversos outros aspectos do negócio.

Histórico e modelo de negócio da empresa nova

Para uma empresa nova, tudo será uma novidade, um caminho novo a trilhar que será de muitas descobertas e adaptações.

Apostar em ideias novas, criar uma cultura e encontrar a sua identidade no mercado serão os próximos passos de uma longa jornada.

historico e modelo de negocio da empresa nova e da empresa nova

Processos e Histórico administrativo / financeiro da empresa em funcionamento

Se a empresa já é atuante no mercado certamente ela possui um fluxo de processos (entra – processo – sai), máquinas, equipamentos, instalações e tecnologias (NBR 14.653-5).

Da mesma forma ela possui balanças, DRE, fluxo de caixa, relação do ativo permanente.

Processos e Histórico administrativo / financeiro da empresa nova

Se a empresa nova no mercado deverá encontrar processos para extrair o melhor de seus recursos internos e externos para ganhar visibilidade e mercado.

Por não possuir um histórico e estar dando os primeiros passos de uma longa jornada a empresa nova enfrentará um momento crítico da sua abertura até encontrar o seu ponto de equilíbrio, momento onde a receita obtida começa a cobrir os custos operacionais.

processos para empresas novas e empresas em funcionamento

Financiamento da empresa em funcionamento

Devido ao seu tempo de atuação no mercado a empresa possui mais facilidade em obter financiamento junto às instituições financeiras.

Financiamento da empresa nova

Nesse cenário o empreendedor conta apenas com o investimento do próprio bolso, pois, não possui crédito com terceiros.

Algumas alternativas para obter esse apoio inicial podem ser encontradas em diferentes alternativas:

Investidor anjo: efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio

Outros investidores: apoiam negócios por meio da compra de uma participação acionária, com objetivo de ter ações valorizadas para posterior saída de operação.

A jornada da empresa que está iniciando suas atividades está no início em geral encontra um cenário bastante hostil em um primeiro momento, mas essa credibilidade será conquistada ao longo do tempo.

financiamento desafios de uma empresa em funcionamento e uma nova

Comprar uma empresa em funcionamento

A empresa em funcionamento tem um histórico para comparações e um plano futuro.
Durante a crise surgem boas empresas a preços e condições favoráveis ao comprador / investidor.

Para o sucesso de uma sucessão da empresa é fundamental que o comprador tenha a consciência de todos esses fatores e ajuste esse composto de forma estratégica para obter lucro.

Comprar uma empresa que iniciará do zero

A empresa no início das operações exige muito tempo e dedicação para inserir um determinado produto ou serviço no mercado.

O risco é alto por se tratar de um negócio incerto, pouco explorado.

Muitas empresas iniciaram, erraram, corrigiram os erros e tiveram sucesso. É o caso da Netflix, Google, Buscapé, Easy Taxi, facebook, entre outros.

Em todos os cenários colocados aqui encontramos vantagens e desvantagens para quem quer comprar uma empresa.

Mas vale lembrar que a prosperidade do negócio não está na empresa ser nova ou já atuar no mercado, o que determinará o seu sucesso é um conjunto de estratégias e a agilidade de implementação.

conclusao sobre comprar empresas

Compra e Venda de Empresas

Nós, da Think Consultoria auxiliamos compradores / investidores a estudar as melhores empresas e damos o suporte necessário para uma aquisição de sucesso.

Também auxiliamos donos de empresas em todos os processos da venda da empresa, da avaliação à conclusão do negócio com segurança e o suporte de uma equipe especializada em negociações. Entre em contato conosco!

Comparativo entre os dois cenários

comprar uma empresa nova ou comprar uma empresa em funcionamento