marketing de resultado

Marketing de Resultado: Otimizar processos gerando lucro

A presença e do marketing em uma empresa é essencial, independentemente do porte ou ramo de atuação. Se você tem uma empresa e já procurou uma agência de marketing certamente já deve ter ouvido a afirmação “Você deve investir mais na sua marca” ou a clássica pergunta “Qual você quer investir?”.

Essa pergunta sempre ocorre porque a agência ganha uma porcentagem de toda a quantia que você investe. Os resultados geralmente garantem a exposição do seu trabalho/marca, mas em geral não geram a receita necessária para pagar o investimento.

Se você já se vivenciou uma situação como essa ou encontrou dificuldades para promover o seu negócio acredito que esse artigo poderá otimizar a sua atuação em marketing.

O primeiro passo: Acredito que vale antes uma rápida explicação sobre as diferenças entre Branding e Marca. Os conceitos se confundem, mas são coisas diferentes.

O que é Marca?
o que é marca e branding

Podemos definir Marca como um conjunto de recursos tangíveis e intangíveis que podem ser representados por meio de um logo, mascotes e outras formas de representação. A finalidade dele é afetar a percepção das pessoas e com isso agregar valor comercial a um produto ou serviço.

O que é Branding?

O Branding trata-se de um conjunto de ações para a gestão de uma marca. Esse esforço sustenta o prestígio e o valor econômico da marca. O branding é um processo extenso que envolve pesquisa, análise e ações que resultam no posicionamento de uma marca. O resultado final desse trabalho é o que nos permite dizer se uma marca é jovem, divertida, moderna, séria, despojada, conservadora e outros…

Marketing de Resultados
o que é marketing de resultado?

Todo o trabalho descrito a cima funciona. Muito provavelmente você já deva ter feito ações para valorizar a sua marca, mas nem sempre esse é um fator determinante para se obter os melhores resultados. Sem contar que esse é jogo que funciona bem se você possui um budjet muito alto para investir na sua marca e essa é uma regra que foge da possibilidade da maior parte das empresas brasileiras. Isso faz sentido para você?

Ser lembrado é muito importante, mas obter resultado e lucro nas suas ações é o que vai definir se você está ou não no caminho certo.

Como otimizar resultados?
negócios e o marketing de resultado

As variáveis para se obter bons resultados dependem de diversos aspectos, como: pesquisa de mercado, estudos de viabilidade, gerar o produto, ofertar o produto para o mercado de forma certa, converter o prospecto em venda, pós venda, atendimento, e muitos outros. Tendo em vista tantos fatores gostaria de dividir  uma fórmula que conheci em dezembro passado para promover negócios independentemente da área em que você atue. Essa fórmula trabalha com diversas variáveis, mas vou dividir aqui algumas das técnicas que ela aborda.

A princípio são 4 variáveis:

1. PPL: Essa sigla quer dizer “Pré-pré lançamento”, uma forma de sondar o mercado e extrair informações sem a sua concorrência e o mercado saber sobre a sua estratégia.

2. Produto/Serviço: Composição do seu produto/serviço deve ter um propósito de acordo com informações estratégicas obtidas pelo mercado (PPL).  Sem contar a forma de ofertá-lo para o mercado utilizando gatilhos e posicionamento.

3. Tráfego: Esse indicador aponta para o número e a forma de expor o seu negócio para as pessoas certas e no momento certo.

4. Conversão: Esse é resultado das duas etapas anteriores. A conversão é a conclusão da transação. A fórmula orienta como ajustar o seu produto/serviço e o tráfego ao monitorar a conversão.

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