conclusao da venda da empresa

Negociação de Empresas (Compra e Venda)

A maioria das empresas que nos procuram para negociar o seu controle societário não está preparada para a referida transação. Desejam vender a empresa, mas não investem em uma apresentação profissional (memorando de oferta), do seu negócio. Simplesmente tem um valor estimado, com poucos dados econômico-financeiros para subsidiar as negociações. Esta falta de informações consistentes dificulta, atrasa as tratativas e até causa a desistência do interessado, que opta por outras empresas melhores preparadas.

Informações sobre a Empresa

informacoes para negociar uma empresa compra e venda

Divulgamos aos investidores num primeiro momento, uma sinopse dos dados da empresa, mas após a visita, temos dificuldades em fornecer informações mais consistentes, que são fundamentais para a continuação das negociações.

É recomendável que as empresas façam um estudo abrangente que apresente uma visão global da empresa. Este estudo é utilizado como ferramenta centralizadora de informações para apresentação aos eventuais compradores, funcionando como um Book da empresa. Precede a “due diligence”, no caso de Fusão, Aquisição, Saída de Sócios e Venda de Empresas.

Elaboramos um breve resumo, divulgamos no site e diretamente aos potenciais compradores. Tendo interesse na aquisição, enviamos um Termo de Confidencialidade (NDA) para ser preenchido, pesquisamos sobre a credibilidade do empresário ou empresa interessada e agendamos um encontro com a empresa vendedora.

Os primeiros contatos entre Comprador e Vendedor

Este primeiro encontro serve para as apresentações, onde geralmente o vendedor conta a história da empresa e seus propósitos futuros. O comprador fala sobre o que chamou a sua atenção na empresa à venda. Este encontro é fundamental para entender a outra parte para chegar a um acordo.

A conclusão do negócio

negociacao da empresa comprador e vendedor

Após as apresentações existe um procedimento de compra da empresa: informações preliminares, dúvidas, informações complementares, análise, oferta não vinculante (NBO) a qual depende de uma “due diligence”.

Havendo acordo no valor da empresa, elaboramos um Memorando de Entendimentos (MoU), solicitando exclusividade por um determinado período e acompanhamos a “due diligence”. Se for encontrado algo que afete o valor (uma dívida, máquina que estava no final de sua vida útil), será renegociado. A fase final é o contrato de compra e venda e a imissão de posse.

Após esta fase, o processo transforma-se em uma transação humana: cultura, valores, histórias, processos e objetivos distintos. Por isso, os primeiros meses da nova empresa são cruciais.

Na Think Consultoria nós avaliamos empresas e participamos de todos os trâmites referentes ao processo de Compra e Venda da sua empresa. Entre em contato, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!