fraudes relacionadas a compra e venda de empresas

Negociadores Suspeitos no processo de Compra e Venda de Empresas

Ao atuar no mercado de compra e venda de empresas nos deparamos com diversas situações. Algumas delas muito gratificantes, como conhecer profissionais de alto nível, por exemplo, porém, existem riscos que podem arruinar uma negociação e até mesmo o futuro da empresa.

Ao negociar uma empresa precisamos imergir no mercado atuante para fazer contatos com os potenciais compradores para essa empresa. Esses empresários podem fazer parte da nossa rede de contatos ou mesmo pode ser uma pessoa física ou jurídica que entrou em contato por conta do interesse em uma empresa no qual faz parte do nosso casting.

São muitos empresários querendo vender suas empresas, assim como também são muitos os que desejam adquirir um negócio.

Conhecendo o empresário que quer vender a empresa

ingles para negocios

Pode não parecer, mas conhecemos muito do dono da empresa (vendedor) ao visitar a sua empresa e analisar a forma como ele conduz o próprio negócio, a sua forma de administrar e seus pontos de vista.

Em geral quando um empresário deseja vender a sua empresa ele nos procura e começamos a trocar informações. Em muitos casos fazemos reuniões, analisamos algumas informações e nesse processo naturalmente uma relação de confiança se inicia. Isso se deve principalmente pelo fato do proprietário reconhecer que precisa de um suporte profissional para negociar a sua empresa.

Conhecendo o empresário que quer comprar a empresa

Golpe de negociadores em empresários ao vender suas empresas

Atitudes suspeitas durante uma reunião para vender sua empresa

Atuamos em um mercado onde a informação sobre oportunidades de boas negociações se espalham rapidamente e com isso muitas pessoas nos procuram.

Com várias empresas a disposição para negociação, recebemos diversos contatos de empresários desejando informações de empresas.

Com base nesses contatos já realizamos muitas negociações, mas também já precisamos interromper o processo de compra e venda de uma empresa por identificar algumas irregularidades.

Não cabe nesse artigo entrar em detalhes, mas no decorrer dessas experiências identificamos algumas características desse perfil de “empresário fraudulento”, segue algumas delas:

Atitudes suspeitas ao negociar uma empresa

Atitudes suspeitas ao negociar uma empresa

– São bem articulados, falam muito bem, ostentam bem estar.
– Não se sentem à vontade em preencher o NDA (Termo de Confidencialidade o qual faz parte do nosso procedimento para iniciar as tratativas).
– São atraídos por empresas que possuem ativos: veículos, máquinas, produtos…
– Não tem o hábito de fornecer um cartão de visita com o telefone fixo ou endereço.
– Preferem contatos pelo telefone celular.
– Estão localizados em prédio locado, pouco tempo no endereço fixo.
– Telefones de empresas coligadas e fontes de referências no mesmo local.
– Tem dificuldade para apresentar documentos da empresa e dos sócios.
– Muitas alterações no objeto e contrato social com “laranjas” ou antigos sócios.
– Atuação divergente do ramo da empresa que pretender comprar.
– Raramente questionam o valor da empresa.
– Dizem que tem um capitalista, mas este nunca aparece.
– Não fazem questão da presença do atual proprietário na transição.
– Observam atentamente o ambiente para safar-se com rapidez, caso ocorra algum contratempo.

Importante: Gostaria de destacar que essas características foram identificadas ao longo de diversas negociações nas quais constatamos a intenção de fraude, mas reitero que não é um fator determinante, sendo necessária uma averiguação profunda caso a caso. São indícios.

Sobre a venda de uma empresa

Vender uma empresa não é vender um veículo, um imóvel: é vender um projeto de vida onde existe uma história e muitas lembranças e o golpista sabe falar palavras persuasivas.

Nós da Think acompanhamos desde o início ao final da negociação e o nosso trabalho é cauteloso no sentido de preservar a empresa vendedora deste tipo de fraude.  Temos fontes internas e recorrido a externas para nos auxiliar neste serviço de proteção.

Contato para auxílio no processo de compra ou venda da sua empresa

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!