o que leva um empresario a vender uma empresa

O que leva empresários a vender uma empresa? – Palestra pt.3

Cada empresa tem seu motivo de venda, sendo os principais a falta de capital de giro e a falta de conhecimentos sobre administração: 55% das empresas pequenas e médias não tem um Plano de Negócios; 39% ignoram o capital de giro para abrir uma empresa, somente 13% tem o DRE.

No vídeo comento um pouco mais sobre esses números e os demais motivos que levam empresários a vender suas empresas:

A Think auxilia empresários no processo de Compra e Venda de Empresas, acesse e saiba mais.

Slides da apresentação

Transcrição do conteúdo do vídeo:

Má administração e Falta de Capital de Giro

Os principais motivos porque as empresas quebram ou porque as empresas são vendidas, são dois itens: A má administração e a falta do capital de giro. Esses dois itens andam juntos e a maioria das grandes empresas estão com os dois, isso por experiência que temos na Think Consultoria.

Quando alguém nos liga dizendo que quer vender a empresa, eu até já sei o que ele vai dizer, que ele não tem capital de giro. Ele até diz assim “Eu até tenho pedido, tem cliente me querendo me mandar pedindo, mas eu não tenho dinheiro para comprar matéria prima. Eu tenho que ir para banco”. E se vai para o banco o lucro vai para o banco (rs). O banco só empata e não sai. Não é um, nem dois.

Problema de Sociedade

Também tem o problema de Sociedade, cansaço. Eu tenho um cliente que é do interior, sofreu um AVC, tem quase 80 anos, a filha é medica, ou seja, ela não vai largar a profissão dela para cuidar da industria dele. E o médico proibiu ele de continuar e disse que ele tem que sair de lá. Ai ele me ligou e me pede “Martim, vende a empresa para mim”, mas não é assim tão rápido como ele pensa que é vender uma indústria. não é tão simples, mas é a necessidade de vender a empresa ele tem.

venda de empresa

Motivos para venda de empresas

Problema Societário e Familiar

Eu tenho um outro cliente que fica em Araçatuba, uma empresa linda, bela, uma metalúrgica, com produto diferenciado, empresa lucrativa, tem terreno próprio, a empresa é linda. Só que o casal ainda jovem, resolveu se separar, então ela chama ele e diz assim “meu sócia !”, ai ela diz “meu sócio !”. Eles tem filho, eram marido e mulher, só que eles se tratam assim. E eles não querem vender sua parte para o outro, apenas para terceiros. E eu fico no meio dessa briga e tenho que vender a empresa. É um problema familiar e por isso ele vai por a empresa a venda.

evento sobre intermediacao de negócios

Palestra sobre Intermediacao de Negócios

Desinteresse pelo Negócio, Perdas Econômicas, Mudanças de Cidade

Tem muita gente indo embora do Brasil. E não quer deixar a empresa dele aqui. Ele quer tocar a vida dele em outro lugar. Eu tenho um cliente em campinas e diz que tem 22 milhões de reais. E quer vender a empresa por 12 milhões. Então ele diz “Martim, eu tenho 20 milhões, mais uns 10, já são 30. Eu não quero mais trabalhar. Vende essa empresa para mim!”. E ele tem uns 50 anos, é novo ainda, mas é o pensamento dele. E se enquadra nesse que é pela remuneração da venda e mais o que ele já tem.

Ajuda no processo de compra e venda de empresas

Ajuda no processo de compra e venda de empresas

Falta de tempo para um negócio

Tem gente ai que tem duas, três empresas por ai. Ai ele resolve vender duas e tocar o resto só com uma. E planos para empreender em outros lugares.

Eu teria muitos exemplos para dar, de clientes que tenho, as razões do porquê  que eles estão vendendo suas empresas, mas é só para ter uma ideia.

Motivos que levam a venda de uma empresa

Motivos que levam a venda de uma empresa

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!