evento-sobre-negociar-empresa-na-oab

Importância do advogado na compra ou venda de empresas (Material Exclusivo do Evento)

Gostaria de agradecer a todos que estiveram presentes na palestra sobre o tema “A importância do advogado na compra e venda de empresas”.

O evento aconteceu no dia 10/08/2017 nas instalações da OAB-SP.
Quando recebi o convite fiquei muito contente em dividir esse conhecimento sobre como avaliar, comprar ou vender uma empresa. Digo isso porque durante uma negociação é fundamental esse suporte jurídico.

Ao me reunir com empresários noto a carência de um conhecimento específico sobre como o advogado pode contribuir durante o processo de compra e venda de uma empresa.

Não importa o tamanho da empresa ou o segmento que ela atua, negociar uma empresa é um processo que envolve diversas áreas do conhecimento.

Por conta disso preparei essa palestra com alguns tópicos que acredito ser muito importantes para quem tem a intenção de negociar uma empresa.

Antes de disponibilizar os slides que apresentei no evento gostaria de fazer um agradecimento especial ao Dr. André Ferracini, Dr. Dennis Capabianco e ao Presidente da OAB 125ª Subseção-SP - Dr.Cláudio Moreira do Nascimento pela atenção e apoio antes, durante e após a realização do evento.

Para saber mais sobre como negociar a sua empresa entre em contato conosco.

Slides “a importância do advogado na compra e venda de empresas”

negociar uma empresa

Dr. André Ferracini, Martim (Think Consultoria), Dr. Dennis Capabianco e o Presidente
da OAB 125ª Subseção-SP- Dr.Cláudio Moreira do Nascimento

Pontos abordados na palestra “a importância do advogado na compra e venda de empresas”

– A diferença entre a administração privada e administração pública / algumas estatísticas empresariais / 60% do volume de transições são inferiores a R$ 50 milhões.

– Devido à crise crônica instalada no país, muitos empresários estão tentando vender suas empresas, desestruturadas para esta tarefa / orientamos os mesmos para fazerem algo inovador para sobreviver, como a mudança de estratégia, produtos, mercado, mudança de uso.

– O modelo de negócio das empresas intermediadoras, suas diferenças / os documentos jurídicos, NDA (unilateral, bilateral), Minutas, MoU (memorando de entendimentos).

– As razões que motivam investidores a comprar uma empresa: expectativas assimétricas, efeito hubris, serial acquirer, compensação tributária, sinergias, efeitos anticompetitivos..

– Os tipos de operações de Fusões e Aquisições: horizontais, verticais, congêneres, conglomerados, fusão: amigável, hostil, estratégica, financeira (investidor anjo, capital semente, venture capital, privite equity).

– Os riscos empresariais: estratégicos, operacionais, competitivo, de reputação, fiscal, regulatório, externos.

– A negociação, as cláusulas jurídicas, a avaliação da proposta, contra proposta e o contrato de compra e venda definitivo de uma empresa.

Fotos do evento

Créditos: Roberto Sant’Anna

Evento sobre compra e venda de empresas na OAB-SP

Evento sobre compra e venda de empresas na OAB-SP

 

O suporte jurídico na hora de negociar uma empresa

O suporte jurídico na hora de negociar uma empresa

Empresários e investidores no evento sobre a importância do suporte jurídico ao negociar uma empresa

Empresários e investidores no evento sobre a importância do suporte jurídico ao negociar uma empresa

Gostou? Deixe seu comentário sobre esse conteúdo! Participe!